TRAB029
895 palavras
4 páginas
Alfred HitchcockAlfred Hitchcock ainda jovem, e durante as gravações de Psicose
O Diretor – Alfred Joseph Hitchcock, nascido em 13/08/1980 na Inglaterra, foi sem dúvidas um dos maiores diretores da história do cinema mundial. Considerado o mestre dos filmes de suspense, começou a carreira ainda jovem criando letreiros para filmes do cinema mudo. Seus dons de diretor foram descobertos naquela época, quando Hitchcock dirigiu o final de um filme, substituindo o diretor titular, que encontrava-se adoecido. O primeiro filme oficialmente seu foi The Pleasure Garden. A crítica passou a se render aos talentos do jovem diretor quando, em Hollywood, Hitchcock lança o filme que lhe lançaria no cenário mundial: Rebecca, que ganharia Oscar de melhor filme meses depois. Hitch, como era chamado por seus amigos mais próximos, demonstrava uma meticulosa atenção para os efeitos especiais, ângulos da câmera, iluminação e cenografia. Achava que o cinema deveria ser baseado mais nas imagens do que nos diálogos. O som alto e marcante nas cenas, é uma técnica sem igual. Na cena do banheiro, em Psicose, por exemplo, a trilha sonora parece gritar junto com a personagem, num ato de desespero. No mesmo filme, nos créditos iniciais, as linhas e os nomes acompanham o ritmo da música, num compasso perfeito.
Créditos iniciais de Psicose
Ironicamente Hitchcock nunca ganhou o Oscar de melhor diretor, o que fez com que ele criasse uma característica muito peculiar. Passou a fazer aparições fulgazes nos seus próprios filmes, como uma espécie de figurante de luxo. Aparecia desde subindo no trem com um violoncelo até cruzando a tela, passeando com um cachorro.
Cenas de Birds, Strangers on a Train e Psicose, nas quais Alfred Hitchcock aparece.
Em 1968, no fim da festa do Oscar, a Academia decidiu lhe dar o troféu Irving Thalberg. Após ganhar o prêmio sob a maior salva de palmas da história do evento, o diretor apenas respondeu de forma lacônica “obrigado” e