Trab TNM
A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas: nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações. Os políticos usam a negociação como a maior estratégia para atingir seus objetivos, pois ela é parte de todo o processo. Portanto, a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana.
Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.
De acordo com Faganelo et.al (2008) negociar é uma arte, requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas. A negociação bem-feita gera o sentimento de ganha x ganha e nos proporciona um crescimento como seres humanos. O mesmo autor diz que a negociação e o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra e venda, ou não.
Segundo Cunha et,al. (2012) a negociação encontra-se mediada pelas relações de poder que se verificam entre os envolvidos. A negociação considerada como um processo envolve além de meios de comunicação, uma preparação do negociador e o desenvolvimento de um planjamento adequado. O incremento de habilidades aparece juntamente com a organização do negociador através de um foco bem definido no alcance do objetivo proposto. Para Chiavenato negociação e o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes.
Para um estudo sistemático sobre