Trab Ong
O trabalho é realizado por cerca de 40 artistas profissionais não voluntários, especialmente treinados, que em duplas seguem a rotina médica de visitas a pacientes da ala pediátrica. O programa é rotineiro – duas vezes por semana, seis horas por dia – e o trabalho em parceria é fundamental tanto entre a dupla de palhaços quanto entre a dupla e a criança. Os familiares e os profissionais de saúde também entram no jogo. Trabalha na elaboração de uma programação cultural especial, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de sete hospitais públicos. O projeto nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à cultura de pessoas que muitas vezes têm seu primeiro contato com a arte em um leito de hospital. Doutores da Alegria é a única organização no mundo que evoluiu do trabalho no hospital para atividades que também priorizam a formação, a pesquisa e a geração de conteúdo para a sociedade. Por sua atuação pioneira no país em benefício à saúde pública, foi certificada e reconhecida internacionalmente. Desde 1991, já foram mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas.
MISSÃO
A missão dos Doutores da Alegria é promover a experiência da alegria como fator potencializado de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.
FONTES DE RECURSOS
O trabalho da ONG, gratuito para os hospitais, é mantido por recursos financeiros obtidos através de patrocínio, doações de empresas e pessoas e por meio de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas. Um grande recurso financeiro é o projeto realizado em empresas, as intervenções em empresas surgiram como forma de ampliar o alcance do trabalho dos Doutores da Alegria e buscam levar a cultura da alegria para dentro