TRAB INT 1
A variável tecnológica torna-se relevante na medida em que as organizações precisam absorver e incorporar as inovações tecnológicas externas em seu interior. Traduz-se, também, pela atividade interna da organização quando a aplica para atingir objetivos organizacionais. Assim, conclui-se que a tecnologia é uma variável ambiental tanto externa quanto interna da organização. (Hall, 1984; Lawrence, Lorsch, 1973).
A influência que a tecnologia tem sobre a organização depende de alguns fatores, como o ramo de atividade desta, os produtos ou serviços por ela produzidos, as tecnologias de processos de produção e de operações e os equipamentos utilizados, a amplitude e variedade das atividades, mercados abrangidos pelos produtos ou serviços, matérias-primas ou informações utilizadas como insumos. Com os avanços da tecnologia, o site da empresa ficou mais dinâmico e fácil, alavancando as venda.
Entretanto, com o avanço tecnológico, surgiram diversos aplicativos de turismo que possibilitam as pessoas fazerem reservas pelo celular em qualquer lugar. Com isso, a empresa é afetada diretamente, reduzindo o seu número de clientes no setor de lazer. O desenvolvimento tecnológico otimiza as vendas online da empresa e da mais conforto para os seus clientes. Porém acaba afetando o desempenho da empresa no setor de lazer, em virtude da facilidade de acesso a informações de reservas.
3.2. Características do Mercado e do Setor Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, foi elaborado um compilado de indicadores setoriais. A cartilha “Mais Turismo, Mais Desenvolvimento” é um balanço dos avanços conquistados pelo setor nos últimos 10 anos. O documento, que apresenta a evolução do turismo em 14 indicadores decisivos para a expansão da atividade no Brasil, será distribuído a gestores públicos e demais participantes do Encontro Nacional de Turismo, em Brasília (DF).
O vigor do setor é ressaltado pelo ministro do Turismo,