trab grato
1- Republica – 1889
-Poder político controlado pelas oligarquias rurais;
2- Republica da Espada (1889-1894)
-O Brasil estava sendo o comando pelo exército durante esse período
3- Republica Oligárquica (1894-1830)
-O domínio político presidencial durante esse período ficou entre São Paulo e Minas Gerais efetivando a política do café com leite.
4- Primeira Republica (1898-1929)
-A política dos governadores baseava-se nos acordos e alianças entre o presidente da República e os governadores de estado,
-Currais eleitorais: áreas próximas à propriedade rural do coronel, cujo mesmo controlava todos os votos eleitorais.
-Voto de cabresto: Os subordinados dos coronéis votavam no candidato que ele apoiava.
-Coronelismo: Chefes políticos que mandavam na população. Os coronéis exerceram a política de troca de favores.
-Voto de cabresto: Os subordinados dos coronéis votavam no candidato que ele apoiava.
-No campo da economia, o café continuava a ser o mais importante item de exportação. A industrialização acontecia de modo desorganizado, crescendo somente quando os grandes países industrializados viviam alguma situação de crise. Os trabalhadores tinham pouco amparo do governo federal, que investia muito pouco em projetos que superassem as dificuldades dos menos favorecidos.
-No fim da década de 1920, o crescimento das cidades e as crises da economia cafeeira foram enfraquecendo a permanência dos coronéis no poder. Chegado o ano de 1930, esse período da História do Brasil chegou ao seu fim através de um golpe político apoiado por militares e outros grupos insatisfeitos com a atuação das oligarquias.
5- Revolução de 1930:
-Na chamada “Revolução de 1930” tem o início de uma nova etapa de nossa história. Getúlio Dorneles Vargas, político de origem gaúcha, foi posto como líder desse movimento que prometia transformar as antigas práticas e vícios que se desenvolveram nos tempos da oligarquia.
6- Revoltas sociais mais