Trab eletronica Diodos Laser
O Que é:
Os diodos LASER são componentes de extrema importância em inúmeras aplicações práticas. Os leitores de CDs tanto de música como de programas em computadores e os DVDs são exemplos de dispositivos que só existem graças ao diodo LASER. Neste artigo explicamos como funciona este importante componente eletrônico e damos algumas de suas aplicações práticas.
Como Funciona:
Para entender como funciona o diodo LASER devemos começar por saber exatamente o que é o LASER. A palavra LASER é um acrônimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, o que traduzido significa Amplificação de Luz pela Emissão Estimulada de Radiação.
De uma maneira simples podemos dizer que o LASER nada mais é do que um amplificador de luz.
Para podermos entender como ele funciona, vamos tomar como exemplo sua versão básica que é elaborada em torno de um bastão de rubi sintético, conforme mostra a figura 1. Figura 1
O bastão de rubi tem espelhamentos nas suas faces. Um espelhamento é mais fino que o outro, por motivos que ficarão claros mais adiante, e em sua volta tem uma lâmpada de xenônio, semelhante às usadas em flashes de maquinas fotográficas.
Quando produzimos uma descarga elétrica na lâmpada de xenônio, o que pode ser conseguido a partir de um circuito gerador de alta tensão apropriado, temos a emissão de luz que vai conter a energia que desejamos amplificar.
Esta luz, entretanto, não tem as características próprias do que se denomina LASER. Trata-se de uma luz comum contendo diversas frequências e "espalhando-se" de forma irregular praticamente em todas as direções. No entanto, parte desta luz é absorvida pelos átomos do rubi sintético.
O que ocorre é que os elétrons dos átomos de rubi (uma forma de óxido de alumínio cristalizado) permanecem em condições normais num determinado nível de energia ou órbita, conforme mostra a figura 2. Figura 2
Quando incide luz no rubi, e a energia que esta luz contém dada pelo seu comprimento de onda é