Trab_Electro
1660 palavras
7 páginas
Trabalho de Grupo – MIEC – 2010/11Universidade do Minho – Escola de Ciências
2º Ano – Mestrado Integrado em Engenharia Civil
Universidade do Minho
ELECROMAGNETISMO B
Projecto de um Sistema Fotovoltaico Autónomo utilizando Módulos Flexíveis
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
1. Introdução
Em termos económicos, o desenvolvimento das nações está intimamente ligado ao consumo e ao preço da energia. Na verdade, as oscilações que ocorrem no preço da energia repercutem-se directamente em todos os subsectores das actividades económicas com grande impacto nos cidadãos, como por exemplo os transportes, os bens alimentares ou a saúde. Neste contexto, os países do ocidente terão que saber gerir a longa e árdua transição para um modelo energético menos dependente do petróleo e dos combustíveis fósseis. É com este diagnóstico de crescentes preocupações geoestratégicas, de subida de preços com o petróleo (e todos os seus derivados) e de limitação de emissões de CO2 (Protocolo de Quioto), que é impreterível a utilização de outras fontes de energia renováveis como por exemplo a energia eólica e solar fotovoltaica.
A União Europeia importa, actualmente, cerca de 50% das suas necessidades energéticas e com o actual ritmo de crescimento a dependência deverá atingir os 70% dentro de 20 a 30 anos.
A necessidade de satisfazer o contínuo crescimento da procura de energia no futuro próximo, especialmente no domínio da electricidade, em confronto com a necessária redução das emissões de gases com efeito de estufa, obrigam a um investimento significativo na exploração das fontes endógenas renováveis, como por exemplo a eólica hídrica e solar.
Portugal é um dos países Europeus com maior potencial para aproveitamento da energia solar. Com mais de 1400 horas equivalentes de sol por ano, Portugal detém uma situação privilegiada no que concerne ao aproveitamento da energia solar. O aproveitamento da energia solar passa não só pela instalação de colectores solares térmicos,