Trab De Hum E Trans
ANITA RÊGO DAVI ANALISE CRITICA DO LIVRO ENIGMA DA RELIGIÃO RUBEM ALVES
Recife,19 de março de 2015 INTRODUÇÃO
Rubem Alves em seu livro Enigma da Religião se aprofunda nos aspectos de como a religião e a religiosidade estão interligadas a vida homem, principalmente, se questionando a sua origem, seus conceitos, a sua diversidade utilizando diversos tipos de conhecimentos e teorias. Sendo assim, é visto que por meio dos fundamentos filosóficos, históricos e científicos o autor revela diversos pontos de vista sobre a religião além do seu próprio; pois logo de inicio conta, através das suas reflexões autobiográficas, o seu caminho pela religiosidade desde o deslumbramento infantil para o seu exilio e a sua futura formação teológica.
Com isso, o autor leva o seu leitor por um caminho de descobertas sobre como a religião tem um grande peso na vida humana estabelecendo mesmo uma dependência dos dois além de indagar o por queque ela existe, qual o seria o propósito junto com seu reflexo na sociedade e até mesmo sua relevância nesta.
DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO-EMPÍRICO
1. Do Paraíso ao deserto
No inicio de seu livro, Rubem Alves, transporta ao leitor a seu inicial apego a religião pelo fato que se estabeleceu em si mesmo um estado de anomia, pois não estava preparado para a ‘’solidão abismal ‘’que a cidade grande traria. Sendo assim, através desse estado utilizou o recurso fuga da