Trab 3 ciclo A modernidade e suas chagas psiquicas e sociais
3º Ciclo
Terça-feira – 19:30
A modernidade e suas chagas psiquicas e sociais
Lembrando das minhas amizades dos treze aos dezessete anos (hoje tenho 31 anos), lembro da forma como fazia amizades e como contatava meus amigos para sairmos e brincarmos e comparei com a forma como os adolescentes de hoje nesta idade fazem e notei diferenças radicais de como as coisas mudaram neste período relativo de quinze anos. Quando queria brincar com alguêm eu ligava do meu telefone local para o telefone local dele e esperava na sorte do meu amigo estar em casa ou alguem ouvir o telefone, celulares eram muito caros nesta época e apenas pessoas com muito dinheiro os possuiam, quando ajuntava-me com outro amigo íamos de casa em casa chamando todos para sair, brincar ou conversar, passávamos o dia na rua brincando e conversando, dividíamos os lanches, assistíamos filmes juntos e quando alguêm tinha um video game, todos se reuniam para jogar ou assistir juntos.
Hoje vejo que crianças de cinco anos, já possuem tablets (eu ainda nao tenho um!!!), dado pelos pais como um calaboca eletrônico, onde a criança se distrai com jogos, desenhos e filmes enquanto os pais, conseguem mais tempo para suas atividades pessoais e tambêm conectar-se com seus amigos.
Nos adolescentes e os adultos mais jovens o caso fica ainda mais sério, pois como é uma geração que se adapta muito facilmente as rapidas mudanças do mundo moderno, eles são mais suscetíveis as novidades técnologicas, portanto passam mais tempo grudados no monitor, com celulares em mãos, isolam-se em seus mundos, deixam de interagir presencialmente e deslocam suas energias pulsionais e libidinais para o mundo virtual, num espiral de um mundo dentro de outro sendo tragados da realidade para o mundo virtual. o psicólogo humanista e terapeuta sexual Marcus Vinícius Gabriel diz. “Confundir a realidade com o virtual é mais comum do que se imagina”.
Ele explica como essa confusão acontece na cabeça de