Tr S Tipos De Conhecimento
Constance Kamii
Rheta Devries
Adaptação:
Camila Gagliardi Dias
Eneida Pena Torres
Erenita Maria Costa
Sônia Bessa Costa
Na perspectiva da psicologia do desenvolvimento o conhecimento tem origem nas ações do sujeito sobre o objeto. Para conhecer os objetos o sujeito deve agir sobre eles e, portanto transformá-los; deve deslocá-los, ligá-los, combiná-los, dissociá-los e reuni-los novamente. É agindo sobre os objetos que o sujeito estrutura e adquire o conhecimento. Há três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social.
1. CONHECIMENTO FÍSICO:
O conhecimento físico é estruturado a partir da abstração empírica que consiste em dissociar uma propriedade do objeto recentemente descoberta de outras e desprezar estas últimas. É assim que a criança descobre o peso, desprezando a cor do objeto e descobre, por exemplo, que objetos da mesma natureza têm peso maior à medida que seu volume aumenta. A "abstração empírica" é a abstração das propriedades observáveis que são inerentes aos objetos. A cor, a forma, a textura, o gosto, o odor, a temperatura, a consistência, o som são exemplos de propriedades que estão nos objetos. Essas propriedades são abstraídas quando a criança age sobre os objetos e observa como eles reagem às suas ações. É assim que ela percebe que os objetos de plástico duro se quebram quando dobrados, que existem outros objetos de plástico que não se quebram quando dobrados e que pedaços de ferro não podem ser dobrados. Desta forma, a criança descobre que os objetos reagem de maneiras diferentes à mesma ação. Apalpar, pegar, quebrar, dobrar, deixar cair, apertar, esticar, sacudir, entortar, são alguns exemplos de ações através das quais o conhecimento físico é estruturado.
Os objetos da realidade exterior constituem a fonte do conhecimento físico. A criança abstrai as propriedades desses objetos por intermédio de seus sentidos.
Materiais diversos e atraentes