Tps Claudia Pronta C Pia
Aula-tema: Fundamentos da Engenharia de Métodos\Resolução de Problemas.
No mundo atual de mercado de trabalho são cobrados em empresa cada vez mais acertos e menos erros, para que isso ocorra é feito estudo e aplicação da Engenharia de Métodos em setores produtivos, para determinar padrões de produção nas organizações de forma a identificar problemas e criar melhorias para eles. .
PASSO 1
Histórico da Engenharia de Métodos
A Engenharia de Métodos é uma ferramenta que proporciona a qualquer empresa condições para a empresa ser rentável, segura e competitiva. Também conhecida como estudo de tempos e movimentos surgiu, do trabalho de 3 pessoas:
A Engenharia de Produção nasceu dentro da Engenharia Mecânica e por isso se dedicou inicialmente aos sistemas físicos e os primeiros relatos do surgimento desta nova engenharia surgiu nos EUA entre 1882 e 1912 com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) preconizado por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H.L. Gantt, dentre outros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamental no processo produtivo, uma vez que a eles competiam à idealização e a regência de todas atividades produtivas dos trabalhadores no chão de fábrica visando à obtenção do produto final.
Frederick H. Taylor – estudo de tempos
Frank e Lillian Gilbreth – estudo de movimentos
Origem e Segmentos aplicados inicialmente
Apesar do desenvolvimento ocorrido à mesma época, os estudos de movimentos e de tempos passaram a ser utilizados conjuntamente a partir de 1930,onde passou a ser chamado de Engenharia de Métodos. A partir desse momento sua definição comportaria fases distintas, sendo:
1. Desenvolver o sistema e o método preferido (custo) Estudo de Movimento, 2. Padronizar esse sistema e método, 3. Determinar o tempo gasto por uma pessoa treinada e qualificada, para executar esse padrão. Estudo de tempo., 4. Orientar o treinamento do