Tportuguês

4031 palavras 17 páginas
Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Português (11º ano)
Os Maias
O Hotel Central, As Corridas do Hipódromo e Sarau do Teatro da Trindade

Trabalho realizado por: Elisa Silva nº5 Margarida Clemente nº7 Mariana Martins nº8
2012/2013

Introdução Este trabalho incidirá na Crónica de Costumes e na descrição e análise dos Episódios da Vida Romântica. Concretamente serão abordados três acontecimentos (Jantar no Hotel Central, Corridas no Hipódromo e Sarau do Teatro da Trindade) da sociedade lisboeta do séc. XIX como forma de crítica e sátira social generalizada ao país, que se situam respectivamente nos capítulos VI, X e XVI. Desta forma, toda a população nacional se sentiria pouco civilizada e quereria, portanto, alterar os seus hábitos e costumes para que pudesse haver uma evolução social que conduziria o país ao progresso desejado.

Episódio do Jantar Hotel Central

Este episódio insere-se no capítulo VI, na ação principal, ou seja, na crónica de costumes (o que é percetível na discussões sobre literatura, finanças e política que refletem a realidade do país, que se deseja alterar).
Neste ocorre um jantar, organizado por Ega, que deverá servir como forma de prestar homenagem ao banqueiro Jacob Cohen (cuja esposa é amante do organizador) e também como meio de conseguir a integração de Carlos na sociedade lisboeta. O autor pretende também criar uma oportunidade para que o protagonista da obra aviste pela primeira vez Maria Eduarda, uma admirável mulher.
“ senhora loira, alta, com um meio véu muito apertado e muito escuro que realçava o esplendor da sua carnação ebúrnea” (Pág.160).

Neste episódio é visível a oposição entre o Realismo (Naturalismo) e o Romantismo na imagem das personagens de João da Ega e Tomás de Alencar.

Relacionados

  • Plano de ensino anhanguera
    27224 palavras | 109 páginas