Toxoplasma Gondii Resumo 2
Introdução:
É um protozoário de distribuição geográfica mundial, com alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população em determinados países; no entanto, os casos de doença clínica são menos freqüentes (Nicole Manceaux, 1909).
A forma mais grave é encontrada em crianças recém-nascidas, sendo caracterizada por encefalite, icterícia, urticária e hepatomegalia, geralmente associada com coriorrenite, hidrocefalia e microcefalia, com altas taxas de morbidade e mortalidade.
T.gondii vem apresentando quadro de evolução em indivíduos com o sistema imuni severamente comprometido, causando encefalite, renite ou doença disseminativa. Os grupos de risco são: receptores de órgãos, indivíduos em tratamento quimioterápico e aqueles infectados com HIV.
Classificação Taxonômica:
Reino: Protozoa, Filo: Apicomplexa, Classe: Sporozoea, Família: Sarcocystidae.
O que é?
É uma zoonose, e a infecção é muito freqüente em várias espécies de animais: mamíferos (principalmente carneiros, cobra e porco) e aves. O gato e outros felídios são os hospedeiros definitivos e o homem e os outros animais são os hospedeiros intermediários. Morfologia e Hábitat
T.gondii pode ser encontrado em vários tecidos e células (exceto hemácias) e líquidos orgânicos (saliva, leite, esperma, líquido peritonial).
Os felídios infectados encontram-se as formas do ciclo sexuado nas células do epitélio intestinal; e formas do ciclo assexuado em outros locais do hospedeiro e também formas de resistência no meio externo junto com as fezes desses animais, após completar a fase intestinal.
Sua morfologia é múltipla, dependendo do hábitat e estado evolutivo.
A forma infectante que o parasito apresenta durante o ciclo é:
(Só são visíveis pelo Microscópio Eletrônico).
1-Taquizoítos: Apresenta-se na fase aguda da infecção
2-Bradizoítos: É encontrada em vários tecidos, seria a fase crônica da doença.
3-Esporozoítos: Forma de resistência
1-Taquizoíto é a forma proliferativa, forma livre