Afisiopatologia da toxoplasmose na gestação

4025 palavras 17 páginas
A FISIOPATOLOGIA DO TOXOPLASMA GONDII NA GESTAÇÃO

ISABEL DA SILVA REBELLO1 LEONARDO MACHADO DA SILVA2

I -RESUMO

A toxoplasmose é uma zoonose cujo agente etiológico é um protozoário intracelular obrigatório chamado de Toxoplasma gondii , sendo identificados, em seu ciclo de vida complexo, dois hospedeiros: o gato, como hospedeiro definitivo, o homem, mamífero e aves, como hospedeiros intermediários . A doença resulta em maior gravidade quando adquirida no primeiro trimestre da gestação, resultando em infecção fetal com graves seqüelas para a criança . Neste trabalho iremos apresentar os problemas que a toxoplasmose pode causar se for adquirida no primeiro da gestação.

Palavra-chave: Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Gestação, Primeiro Trimestre .

II- INTRODUÇÃO

A toxoplasmose é uma doença parasitária causada por um protozoário intracelular, o Toxoplasma gondii, ele infecta o homem e outros animais. O protozoário reproduz-se de forma assexuada e sexuada nos felinos (hospedeiro definitivo), e apenas de forma assexuada nos hospedeiros intermediários, como o homem , mamíferos e aves (1) ( 2).
O T.gondii é um protozoário pertencente ao Filo Apicomplexa, Classe Sporozoea, Subclasse Coccidia, Ordem Eucoccidiida, Subordem Eimeriida, Família Sarcocystidae, Subfamília Toxoplasmatinae, Gênero Toxoplasma, Espécie gondii. O T.gondii apresenta um complexo ciclo vital com diversos hospedeiros. Além disso, o parasita apresenta três estágios infectantes e de diferente morfologia: os taquizoítos, os bradizoítos e os oocistos (3).

Os taquizoítos são conhecidos por sua forma livre e proliferativa, e multiplicam-se rapidamente em células nucleadas dos hospedeiros intermediários e definitivos durante a fase da infecção. Os taquizoítos podem ser encontrados na maioria das células e tecidos dos hospedeiro e facilmente em líquidos biológicos, facilitando assim a sua manutenção tanto em diversas culturas celulares como em passagens sucessivas em

Relacionados