toxico
Tratamento:
Soroterapia é o tratamento indicado para a picada de grande parte dos animais peçonhentos, senão todos. Esse método consiste na aplicação de um soro formado por um concentrado de anticorpos (células que cumprem o papel de defesa do organismo) no paciente, com o objetivo de combater um agente tóxico específico como venenos ou toxinas.
Para Escorpião: Se necessário, tratamento com soro específico chamado Antiescorpiónico;
Aranhas: Caranguejeira: O soro antiofídico não é necessário; Armadeira e Marrom: Soro Antiaracnídico; Serpentes: Jararaca: Soro Antibotrópico ou Antibotrópico-laquético; Cascavel: Soro Anticrotálico; Surucucu: Soro Antilaquético ou Antibotrópico-laquético; Coral: Soro Antilapídico.
Plantas tóxicas:
São todas as plantas que por contato, ingestão ou inalação provocam danos à saúde do homem ou dos animais, podendo inclusive levá-los à morte. Devido contato com substâncias:
Oxalato de Cálcio: Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite-, Costela-de-Adão, Antúrio: - Acumulam sais, como oxalato de cálcio, na forma de cristais, em forma de agulhas microscópicas, dentro de suas células. Quando partes da planta são mastigadas e ingeridas causam dor em queimação, edema nos lábios, boca, língua.
Outras plantas com cristais de oxalato de cálcio: caládio, singônio, filodendro, jibóia, lírio-da-paz, begônia, espada-de-São Jorge.
Alcaloides: Principais sintomas de intoxicação incluem distúrbios gastrintestinais, hiperemia, hipertermia, taquicardia, alucinações e confusão mental. Cartucheira, Datura, Maria-mole, Flor-das-almas, Dama da Noite- Principal substância- Daturina.
Glicosídeos Cardíacos: