Torres
Nesta unidade você terá contato com a matemática da Química. Como já vimos em estudos anteriores, a molécula é a menor unidade identificável em que uma substância pura, como o açúcar ou a água, pode ser dividida. Sua composição e suas propriedades são preservadas. Tais substâncias são compostas de moléculas idênticas, formadas por átomos de dois ou mais elementos. Essas moléculas guardam uma proporção bem definida e que tem a ver com as propriedades físicas e químicas de cada composto. Calcular a composição centesimal de um composto e derivar as fórmulas empírica e molecular é um dos objetivos desta unidade. Balancear equações químicas, realizar cálculos estequiométricos e calcular o rendimento teórico e percentual de uma reação química também são objetivos desta unidade.
Moléculas, Compostos, Substâncias Químicas
O que são?
Os produtos químicos que usamos diariamente são constituídos por diversas substâncias. E as substâncias são constituídas por diversos compostos que, por sua vez, são constituídos por moléculas que apresentam um ou mais tipos de átomos.
A descoberta do elétron abriu imensas possibilidades para a Química. E provocou, de imediato, especulações sobre a estrutura do átomo, problema que levaria algumas décadas para ser resolvido. Um modelo adequado para a estrutura atômica resultou na possibilidade de se tratar a estrutura atômica como imagem de um objeto real. As fórmulas, que antes representavam simplesmente proporções com que os elementos se combinavam para formar a substância, passaram a ser objeto de investigação por métodos espectroscópicos. A elucidação de estruturas moleculares passou a ser uma rotina na investigação química. Quando Lavoisier anunciou à Academia de Ciências de Paris, em 1783, que a água era composta por hidrogênio e oxigênio, estava propondo uma maneira de definir um elemento químico completamente diferente da visão aristotélica: um elemento poderia ser definido experimentalmente como