Torres de resfriamento
1. ÁGUA NO PROCESSO INDUTRIAL
Em muitos processos industriais, há necessidade de remover carga térmica de um dado sistema e utiliza se na maioria das vezes água, como fluido de resfriamento. A água é mais comumente usada devido as suas características físicas como, alto calor específico que é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura; baixa viscosidade o que influencia na velocidade de movimento do fluido, quanto menos viscoso mais alta a velocidade; alta condutibilidade ou seja facilidade de transmitir calor ou eletricidade e alta densidade.
Após utilização da água, pode – se elimina - la do sistema ou então resfria - la e reaproveitar pelo sistema de resfriamento. Os sistemas podem ser classificados em três categorias:
• Sistema aberto
• Sistema semi – aberto de recirculação
• Sistema fechado
A escolha depende de vários fatores: quantidade de água disponível, qualidade da água, temperatura da água, tipo de operação, tamanho do equipamento, limitações da qualidade do efluente industrial.
Sistema abertos ou de passagem única são aqueles cuja água de refrigeração, após passar pelos equipamentos que geram calor, não mais retorna a eles, sendo descarregada no local de origem ou em outra parte. Devido ao grande consumo de água, este sistema somente é utilizado quando existe suficientemente disponibilidade da mesma. Refinarias, indústrias, usinas termoelétricas, etc., quando localizadas no litoral, muitas vezes utilizam água do mar como meio de resfriamento. Todavia, apresenta a desvantagem da impraticabilidade do tratamento químico da água para a prevenção de problemas de corrosão e incrustação devido ao custo excessivo do tratamento e do lançamento de produtos químicos poluentes no local de despejo. Além disso, a poluição térmica resultante da descarga de grandes volumes de água quente pode tornar se problemática em muitas regiões.
Sistema semi – abertos de recirculação são aqueles em que a água circula