toronto
O trabalho que se segue trata do tema “Intervenções Urbanas” e foi elaborado por nós, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo/1° semestre da Universidade Paulista. Trata-se do projeto de mudanças propostas para a cidade de Toronto que sediará os Jogos Panamericanos em 2015.
O projeto tem como principais intervenções a transformação da parte leste de Toronto, onde estão os portos que até então estavam abandonados; novas unidades residenciais, escritórios, estabelecimentos comerciais e hotéis serão criados; além disso, a Vila dos Atletas será construída e depois utilizada pela Universidade de Toronto.
A Waterfront Toronto - empresa responsável pelas mudanças urbanas ao longo das margens do lago Ontario – pensou também em parques interligando áreas residenciais às áreas vizinhas, como o Don River Park que já está quase concluído.
Um contrato foi feito para projetar e construir o downtown east - um bairro inovador, que será usado como vila dos atletas durante o Pan/Parapan Toronto 2015.
2. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E HISTÓRICAS DA REGIÃO MODIFICADA
2.1. Histórico
Toronto é a maior cidade do Canadá, a quarta maior cidade da América do Norte, e a capital da província de Ontário e situa-se na margem norte do Lago Ontário. A cidade de Toronto propriamente dita possui aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente.
Toronto é a capital financeira do Canadá, e é considerada uma cidade global alfa, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional e é considerada um dos principais centros financeiros do mundo, bem como um dos maiores centros culturais e científicos. É uma das cidades mais