Tornozelo
(Ligamentos)
O tornozelo é a articulação entre as extremidades inferiores da tíbia (maléolo interno) e do perónio (maléolo externo) e a face superior do grande osso do pé, o astrágalo (tróclea).
É o exemplo de uma articulação composta, móvel em dobradiça (trocleartrose).
O tornozelo é suportado por fortes ligamentos que ajudam a estabilizar esta importante articulação de sustentação de peso.
A articulação do tornozelo tem de ser bastante estável visto suportar o peso do corpo. A existência de vários ligamentos fortes em torno do tornozelo ajuda a manter esta estabilidade, proporcionando simultaneamente a necessária liberdade de movimentos.
Tal como a maioria das articulações, o tornozelo está envolvido por uma forte cápsula fibrosa. Embora a cápsula seja bastante fina à frente e atrás, está reforçada de ambos os lados por fortes ligamentos internos e externos do tornozelo.
A estabilidade do tornozelo dá-se através de tecidos conjuntivos propriamente dito laxos, ou seja, os ligamentos.
Ligamento Lateral Interno:
Ligamento tíbio-astragálicos anterior e posterior. Dispostos em contacto com os ossos, estas porções do ligamento lateral interno ligam a tíbia ao lado interno do astrágalo.
Ligamento tíbio-navicular. Mais superficialmente, esta parte do ligamento estende-se entre a tíbia e o navicular, um dos ossos do pé.
Ligamento tibiocalcâneo. Este forte ligamento estende-se imediatamente abaixo da pele, da tíbia até ao sustentaculum tali, uma eminência do calcâneo.
Em conjunto, estas partes do ligamento lateral interno suportam a articulação do tornozelo durante o movimento de eversão (pé virado para fora).
Ligamento Lateral Externo:
Ligamento perónio-astragálico anterior. Projeta-se para a frente a partir do maléolo externo do perónio para o astrágalo.
Ligamento calcanoperonial. Desce da ponta do maléolo externo para o lado do astrágalo.
Ligamento perónio-astragálico posterior. É uma faixa espessa e forte que se estende para trás a