Torno
TORNOS CONVENCIONAIS E TORNOS CNC.
Escola : Assessoritec.
Professor:Edson.
Turma:TFMV 111.
Alunos:Claudimar, Edimar C. M, Euclides,Paulo, Robson , Roney.
INTRODUÇÃO.
Historia do Torno
O inicio
O torno desde antigamente vem sendo usado como meio de fabricar rodas, partes de bombas d`água, cadeiras, mesas, e utensílios domésticos. Sabe-se que antigas civilizações, a exemplo dos egípcios, assírios e romanos, já utilizavam antigos tornos como um meio fácil de fazer objetos com formas redondas.
Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote (placa de 3 ou 4 castanhas) ou fixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.
Durante a Idade Média os tornos de vara foram muito utilizados. Era de fácil de montagem, permitindo aos artesões se deslocarem facilmente para lugares onde houvesse a matéria prima necessária para trabalharem.
[pic]
Torno de arco no antigo império romano,Torno de vara usado na idade média,Torno de fuso usado a partir 1600.
Leonardo da Vinci , no final do século 15. Leonardo da Vinci desenhou um torno que já utilizava uma roda. Mas esta era somente para inércia.
Depois foram criados os Tornos de Fuso devido a necessidade por uma velocidade contínua de rotação. Esses tornos necessitavam de duas pessoas para serem utilizados. As vezes mais, dependendo do tamanho do fuso.
Enquanto um servo girava a roda, o artesão utilizava suas ferramentas para dar forma ao material. Esse torno permitia que objetos maiores e com materiais mais duros fossem trabalhados.
Com o aparecimento das máquinas a vapor, no século 18, Henry Moudslay criou o torno a vapor. A invenção diminui a quantidade e especialização da mão-de-obra. As máquinas de Moudslay podiam ser operadas por apenas uma