Torno e fresa
Nome da disciplina
Relatório da aula de laboratório Torneamento e Fresamento
8º Semestre Engenharia Mecânica
Matheus J. Ferreira RA: 0919390379
Dario Willian. Iges RA: 0926437810
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
Torno Mecânico 3
Torneamento 4
Fresadora 5
Fresamento 6
DESCRIÇÃO DAS DUAS MÁQUINAS DO LABORATÓRIO 7
CÁLCULOS EFETUADOS 8
DESENHO DA PEÇA USINADA 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊCIA BIBLIOGRAFICA 11
INTRODUÇÃO
Torno Mecânico é uma máquina-ferramenteira utilizada para executar operações de usinagem cilíndrica externa ou interna e outras operações que normalmente são feitas por furadeiras, fresadoras e retificadoras, com adaptações relativamente simples.
A principal característica do torno é o movimento rotativo contínuo realizado pelo eixo árvore, conjugado com o movimento de avanço da ferramenta de corte. As outras características importantes são o diâmetro do furo do eixo principal, a distância entre pontas e a altura da ponta, que compreende a distância ao fundo da cava, ao barramento e ao carro principal.
Partes principais do torno universal: Placa, cabeçote fixo, recâmbio, caixa de engrenagem, barramento, carro principal e cabeçote móvel.
Desvantagem do torno mecânico universal: embora possua grande versatilidade, não oferece grandes possibilidades de fabricação em série, devido à dificuldade que apresenta com as mudanças de ferramentas.
Torneamento é um processo de usinagem que baseia no movimento da peça ao redor de seu próprio eixo, com a retirada progressiva de cavaco. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, com dureza superior à do material a ser cortado.
O torneamento exige três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta: corte, avanço e penetração. Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar grande variedade de operação, tais como: