Torneamento
Sob orientação do Prof. Xerxes
Equipe
Diego Martinez
Janaina Lima
Laercio Bonfim
Silvaney Dantas
Tarcísio Teixeira
Sumário
Introdução
Torneamento
Torno Mecânico
Parâmetros de Corte
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O torneamento se baseia em um princípio de fabricação dos mais antigos que existe, usado pelo homem desde a Idade Média e da mais remota antiguidade, quando servia para a fabricação de vasilhas de cerâmicas. Esse princípio serve-se da rotação da peça sobre seu próprio eixo para a fabricação de superfície cilíndricas ou cônicas. Apesar de muito antigo, pode-se dizer que ele só foi efetivamente usado para o trabalho de metais no começo deste século. A partir de então, tornou-se um dos processos mais completos de fabricação mecânica uma vez que permiti conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessária aos produtos da indústria mecânica.
Tornamento - Movimentos
O processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.
O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada.
Os principais movimentos no processo de torneamento são:
O movimento de corte (permite cortar o material);
O movimento de avanço (movimento de translação ao longo da ferramenta); Movimento de Penetração (o empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça). Tornamento - Precisão
Um dos problemas na utilização dos tornos mecânicos é a precisão no cálculo e determinação dos esforços envolvidos no torneamento devido ao elevado número de variáveis existentes no processo. Por isto, muitas vezes tenta-se reduzir os cálculos simplesmente desconsiderando variáveis que possuam pouca influência na