TOPOLOGIA DA OPERADORA DE TELECOM E PRINCIPAIS FABRICANTES QUE SUPORTAM A SOLUÇÃO
522 palavras
3 páginas
TOPOLOGIA DA OPERADORA DE TELECOM E PRINCIPAIS FABRICANTES QUE SUPORTAM A SOLUÇÃOETAPA 3Passo 1: Operadora escolhida: Speedy ( vivo )
Passo 2: Solução escolhida:
Rede Metro-Ethernet
Veja na figura como é segmentada a rede Metro. Nessa figura temos cinco segmentações, mas na verdade essas segmentações estão englobadas em apenas três, vamos a elas: Camada de Núcleo : Onde temos o Backbone IP: Que esta no topo da hierarquia, é encarregado de transportar grandes quantidades de dados e por gerenciar a maior parte do trafego. Camada de Distribuição: Onde temos os Routers/ERX: Que são responsáveis por transportar dados das camadas inferiores para o Backbone. Também nessa camada de distribuição temos os Switchs Concentradores: Que são switchs de camada 3. Camada de Acesso: Onde temos Switchs Distribuidores: São switchs de camada 2. Devices IP/ Dslam Ip: É à parte do usuário e de Dslam. Um switch de camada 2 é mais rápido do que o de camada 3 isso pq ele só gerencia endereço MAC, já o de camada 3 é mais rápido do que um router, por que o router gerencia muito mais protocolos. Passo 3:
Roteadores suportados:
Fabricante: Cisco Modelo: Cisco 7204 Vxr + Npe-g2
Fabricante: Cyclades Modelo: Cyclades-PR2000
Switchs Suportados:
Fabricante: Dell Modelo: Switches GbE inteligentes Dell™ PowerConnect™ 2800
Fabricante: 3COM Modelo: 3Com® Baseline Switch 2250 Plus Vamos analisar a rede a nível de usuário. Conforme mostra a figura, quando um usuário speedy solicita acesso, os pacotes tem de trafegar pelos equipamentos da rede, no caso da figura sai da DSLAM para os switchs distribuidores, switchs concentradores, routers e por ultimo backbone. Repare na redundância da rede, ou seja, não existe só um caminho para o trafego de dados, ex: Se o Routers/ERX cair o switch de concentração será obrigado a enviar o pacote para