Violencia contra a mulher intro
De acordo com a Convenção de Belém do Pará, violência contra a mulher é qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado.
Mais tarde a Lei Maria da Penha complementa essa definição acrecentando dano moral ou patrimonial como forma de violência contra a mulher.
Quem é Maria da Penha e o que ela fez em relação á violência contra a mulher?
Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que, depois de ter sido vítima da tentativa de homicídio por seu marido por duas vezes, uma por tiro de espingarda e outra por eletrocutamento, conseguiu que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos condenasse o Brasil por negligência e omissão pela demora na punição do marido.
Batizou a lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência familiar contra a mulher e prevê que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada.
Qual é a situação atual do Brasil em relação à violência contra a mulher?
Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas divulgado em 2011, o percentual de mulheres que são agredidas física ou sexualmente pelo parceiro é 34% no Brasil, colocando nosso país como o sétimo país com mais assacinato de mulheres. A cada cinco minutos uma mulher é agredida no país e em 60% dos casos quem espanca ou mata a mulher é o parceiro atual ou passado.
De acordo com o mapa da violência de 2012, pesquisa coordenada pelo sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, homens tendem a morrer principalmente nas ruas, por causa da violência urbana, enquanto as mulheres morrem principalmente em casa. No ano de 2011, 68% das mulheres que procuraram o sistema único para tratar ferimentos afirmaram que o agressor estava dentro de casa. E em 2010, das 4465 mulheres assacinadas, 41% foram dentro de casa.
O perfil das vítimas de violência