Topografia
Método por Irradiações
Carlos Henrique Soares Silva Hugo Henrique Cardoso de Salis
Nondas Silva
Paulo Henrique S. Mello
Tiago Barbosa Santos
Salinas- MG,
Janeiro de 2012
INTRODUÇÃO
O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.
Na NBR 13.133/94, que trata da Execução de Levantamentos Topográficos, estão descritas as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter o conhecimento geral do terreno, como seu relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento. Além disso, estão definidos na norma os procedimentos e instrumental necessário para a execução precisa dos levantamentos topográticos para os mais variados fins.
O método por irradiação é um método de levantamento planimétrico utilizado para levantamento de pequenas áreas, e consiste em escolher um ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distâncias entre a estação do teodolito e cada ponto visado.
Além de ser simples, rápido e fácil , ele tem a vantagem de poder ser associado a outros métodos (como o do caminhamento, por