Topografia
Com o desenvolvimento e conquista de outras áreas de atuação, a tecnologia tem se destacado como uma grande parceira no processo de georreferenciamento rural, ou seja, situar o imóvel rural no globo terrestre e lhe dar um endereço através de métodos de posicionamento topográficos. Desta forma o posicionamento por GNSS (Global Navigation Satellite System) que é o meio usado como instrumento de localização pode ser realizado por vários métodos como: posicionamento relativo em que está subdividido em quatro subgrupos, (posicionamento relativo estático, posicionamento relativo estático-rápido, posicionamento relativo semicinemático e posicionamento relativo cinemático) em que todos têm em comum o fator da necessidade de um vértice de referencia e um receptor.
“[...] é necessário que dois ou mais receptores GNSS coletem dados simultaneamente, onde ao menos um dos receptores ocupe um vértice de referência”. (p. 07) Outro método é o RTK e o DGPS que tem um diferencial em que a sua resposta é em tempo real entre o vértice de referencia e o vértice de interesse. E por ultimo temos o sistema de posicionamento por ponto preciso, em que dispensa o uso de receptor sbre um ponto de vértice. Contudo, esses métodos se baseiam em sinais via rádio ou satélite para se comunicarem entre si. Mas ocorre situações em que é inviável o uso de tais métodos e dai se usa como complemento a topografia clássica.
Os posicionamentos executados pelos métodos poligonação, triangulação, trilateração e triangulateração, devem permitir o tratamento estatístico das observações pelo método dos mínimos quadrados. Portanto, eles devem contemplar observações redundantes, ou seja, o número de observações deve ser superior ao número de incógnitas. (p. 17)
Com isso, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais que é um sistema gerido pelo INCRA, que é composto pelos