topografia
O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.
Índice
1Definição
2 Conceitos de operação
3 Estrutura física
4 História
5 Tipos
6 Exemplo de uso
7 Referências
8 Ver também
Conceitos de operação
Eixos e círculos de um teodolito Diagrama de um teodolito ótico
Ambos os eixos de um teodolito estão equipados com círculos graduados que podem ser lidos através de lentes de aumento. (R. Anders ajudou M. Denham a descobrir essa tecnologia em 1864.) O círculo vertical que se move sobre o eixo horizontal deve estar a 90 graus quando o eixo horizontal é visto.
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Estrutura física[editar | editar código-fonte]A estrutura de um teodolito é feita a partir do movimento circular de dois eixos independentes, sendo um fixo e outro móvel (eixo duplo). O eixo móvel é fixado pelos parafusos de pressão. O limbo horizontal permite o travamento em qualquer posição, realizando leitura de graus, como também de minutos e segundos. Para a leitura, é necessário outras como o tripé regulável, o contrapeso, os limbos horizontais e verticais, o nômio, o nível de bolha, o filtro de luz e as lupas oculares.
Componentes do teodolito e suas funções:
Componente: Função:
Contrapeso Serve para proporcionar o equilíbrio do instrumento, com a compensação de peso da luneta superior e do círculo vertical.
Limbo ou círculo horizontal e vertical Região onde se encontra as graduações e as divisões angulares do instrumento.
Luneta Aplicado na observação de imagens e objetos a uma determinada distância. Ela é composta de um tubo e três lentes: uma objetiva (com capacidade de convergir a maior radiação solar possível para o aparelho observa ângulos em grande