Topografia
Discente: Clara de Barros Costa
Topografia
Capítulo 1 – Introdução
Definição: “A topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção de terreno sobre uma superfície plana.” DOUBEK (1989).
Objetivo: Levantamento topográfico- coleta dados (ângulos, distância e desníveis). Esses levantamentos podem vir através de medidas lineares e angulares.
Trabalho Prático: 1)Tomada de decisão (métodos de levantamento + equipamento + posições); 2) Trabalho em campo (medir e gravar dados); 3)Cálculos ou processamento; 4)Mapeamento ou representação; 5)locação.
A Topografia pode ser dividida entre Topologia que é o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado e a Topometria que estuda os processos clássicos de medição de distância, ângulos e desníveis. Na Topometria encontramos a Planimetria que determina a posição planimétrica dos pontos (x,y) e a Altimetria que determina a altitude de um ponto ( z). Juntando os dois obtemos o levantamento planialtimétrico.
Superfície de referência: como o globo terrestre tem irregularidades foram adotados modelos afim de melhor medir terrenos.
•Modelo Esférico: a Terra é considerada uma esfera como é o caso da astronomia. Um ponto pode ser localizado ao ser indicado sua latitude e longitude.
•Modelo Elipsoidal: a Geodésia adota o elipsóide de revolução como modelo e o ponto pode ser localizado pela sua altitude ou longitude geométricas.
•Modelo Geoidal: é o que mais se aproxima da forma da Terra. É definido teoricamente como sedo o nível médio dos mares em repouso, prolongado através dos continentes.
•Modelo plano: considera a porção da Terra em estudo como sendo plana limitada de 20 a 30 km. O plano sofre curvatura dependendo da distância e da altimetria.
Classificação dos erros de observação: Para representar a superfície da Terra são efetuadas medidas de grandezas