Topografia
A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo. O estudo do relevo de um terreno consiste na determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, relacionados com uma superfície de nível que se toma como elemento de comparação.
Aplicação
A determinação da cota/altitude de um ponto é uma atividade fundamental em engenharia.
Projetos de redes de esgoto, de estradas, planejamento urbano, entre outros, são exemplos de aplicações que utilizam estas informações. A determinação do valor da cota/altitude está baseada em métodos que permitem obter o desnível entre pontos. Conhecendo-se um valor de referência inicial é possível calcular as demais cotas ou altitudes. Estes métodos são denominados de nivelamento. Existem diferentes métodos que permitem determinar os desníveis, com precisões que variam de alguns centímetros até sub-milímetro. A aplicação de cada um deles dependerá da finalidade do trabalho.
Conceitos
Altitude
É a distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da terra e a superfície de referência altimétrica, que no caso das altitudes, é o nível médio dos mares prolongado nos continentes. Cota
É a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer, arbitrado. A diferença entre cota e altitude encontra-se ilustrada na figura abaixo.
Levantamento Planialtimétrico
O levantamento planialtimétrico é a representação das informações planimétricas (ângulos) e altimétricas (diferença de nível ou distância vertical), fornecendo o maior número possível de informações da superfície representada.
Determinar a dimensão, contorno e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre é a base de qualquer projeto ou qualquer obra a ser realizada. Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno; e os