topografia
De Acordo com a RESOLUÇÃO Nº 307 os resíduos da construção civil: são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, rochas, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha. A reciclagem de resíduos sólidos pela indústria da construção civil vem se tornando como uma importante prática para a sustentabilidade, seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou até mesmo na redução dos custos. O crescimento populacional, o desenvolvimento econômico, a intensa industrialização e a utilização de tecnologias inadequadas têm contribuído significativamente para o aumento dos resíduos sólidos urbanos. Dentre os diversos tipos de resíduos gerados no ambiente urbano, destacam-se os resíduos das atividades da construção civil e demolição, mais precisamente chamado, entulho. Para se alcançar a diminuição deve ser mudados alguns costumes adotados pelas empresas de construção civil e seus respectivos colaboradores, onde destaca, a diminuição de matérias que são compradas em exagero que acaba aumentando o custo da obra (tijolos, cerâmicas, argamassas), definir as classes dos produtos, reutilizar os produtos que sobrarem.
Problema de Pesquisa
Encontra-se em entender quais são as obrigações das empresas perante os resíduos por elas lançados no meio ambiente, o que é necessário fazer para que se obtenha uma boa reciclagem do famoso entulho?
Justificativa
Justificam-se a escolha desse tema devido ao surgimento de novas construtoras e ao aumento do poder aquisitivo das pessoas que vem cada vez mais buscar a construção e a reforma, e com ela vem também o grande acumulo de restos de materiais que não são mais utilizados. Com a