Topografia
Disciplina: Topografia I
Turma: 3331
Professor: Joaquim José de Carvalho
LEVANTAMENTO DE UMA POLIGONAL QUADRANGULAR PELO MÉTODO DIRETO NBR (13133/1994)
Quarto relatório apresentado como requisito parcial da disciplina de Topografia I da graduação de Engenharia Civil.
Palmas-TO
Junho-2012
INTRODUÇÃO
Este relatório da disciplina de Topografia I foi realizado no dia 24 de Abril de 2012, em que se refere ao levantamento topográfico do tema 4, tendo como objetivo determinar as distâncias, os ângulos horizontais e rumos e azimutes da poligonal formada por 4 pontos.
No procedimento foram sinalizados os pontos da poligonal utilizando-se piquetes e, a partir desses, mediu-se as distâncias horizontais utilizando o diastímetro; ângulos horizontais; rumos magnéticos e azimutes.
Estes levantamentos foram realizados próximos ao complexo laboratorial do CELP/ULBRA.
É importante destacar, que através dos dados informativos do levantamento topográfico adquirido do terreno, que permitiram elaborar uma planta topográfica do local desejado.
MATÉRIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados para medir as distâncias horizontais um diastímetro e, para os se obter os ângulos internos, através das distâncias das cordas.
Foram também utilizados no levantamento topográfico, além dos equipamentos já mencionados, anteriormente, estacas; tripé; baliza; bússola e uma marreta.
No procedimento, foram sinalizadas as vértices utilizando-se piquetes e estacas, a partir daí foram marcadas as vértices 1, 2, 3 e 4, também marcou se dois pontos de 5m para esquerda do seguimento e outro para a direita, partido do ponto de cada vértice, tendo assim o valor da corda de cada. . E então se utilizando o diastímetro foram medidas as distâncias entre os pontos.
A partir das distâncias obtidas das cordas dos vértices, pode se obter os ângulos internos da poligonal.
Foram coletados dados no site do Observatório