topografia
A engenharia civil tem um amplo aspecto de atuação, o profissional desta área pode estudar projetar, fiscalizar e supervisionar trabalhos relacionados à diversas áreas de construção. Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
Levantamento topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumentos adequados à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CONCEPÇÃO DE LEVANTAMENTOS
• Levantamento: Planimetria – Irradiação e caminhamento
Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.
O levantamento planimétrico é feito por irradiação e caminhamento, a leitura dos dados em campo feita no teodolito tem boa precissão e através dos pontos levantados podemos desenhar o poligono referente a planimetria do terrreno.
• Levantamento por irradiação: