Topografia
ONDE LEVANTAMOS, MEDIAS, ÁREAS PERÍMETROS , DEFORMIDADES DO TERRENO, CONSTRUÇÕES, ÁRVORES, nascentes, cercas, muros, ETC
PLANIMETRICO: é feito o levantamento do perímetro, área, construções existentes, nascentes, cercas, muros, árvores, etc.
PLANIALTIMÉTRICO: Além de levantar os itens citados no planimétrico, também são cadastradas as cotas do terreno, onde conseguiremos visualizar suas reais formas, depressões, declividades, etc. Este levantamento é mais detalhado, e através dele também conseguimos gerar desenhos em 3D.
O RESULTADO É UMA PLANTA DIGITAL PARA QUE O ARQUITETO OU ENGENHEIRO REALIZE O PROJETO.
Que Significa a Locação da Obra?
Após a elaboração do projeto pelo engenheiro ou arquiteto, é realizada se necessária a terraplanagem e logo após temos que realizar a locação da obra.
Como devemos proceder para marcar no terreno a exata posição do prédio com suas dimensões e na posição projetada?
Marcar ou locar a obra consiste exatamente em medir e assinalar no terreno a posição das fundações, paredes, colunas e outros detalhes fornecidos pelo projeto de arquitetura, materializando os principais pontos através de piquetes.
TERRAPALANAGEM DEMARCAÇÃO E LOCAÇÃO E NIVELAMENTO PARA TERRAPLANAGEM
LOCAÇÃO DE OBRAS
De acordo com BRINKER;WOLF (1977), o trabalho prático da Topografia pode ser dividido em cinco etapas: 1) Tomada de decisão, onde se relacionam os métodos de levantamento, equipamentos, posições ou pontos a serem levantados, etc. 2) Trabalho de campo ou aquisição de dados: fazer as medições e gravar os dados. 3) Cálculos ou processamento: elaboração dos cálculos baseados nas medidas obtidas para a determinação de coordenadas, volumes, etc. 4) Mapeamento ou representação: produzir o mapa ou carta a partir dos dados medidos e calculados.
01 - INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIATOPOGRAFIA