Topografia - Unidades de medida
TOPOGRAFIA
1
INTRODUÇÃO
Topografia é tradicionalmente definida como ciência, arte e tecnologia de determinação da posição relativa de pontos na superfície da Terra ou próximo dela ou no estabelecimento desses pontos. Topografia pode ser considerada uma disciplina que compreende os métodos de medição, processamento e disseminação de informações relativas à superfície física da Terra e nosso ambiente (Wolf, Brinker, 1993).
A topografia é importante como provedora de informações e como elemento auxiliar para planejamento, projeto, construção e manutenção de obras e serviços em diversas áreas da engenharia, tais como: rodovias, ferrovias, vias urbanas, edifícios, pontes, túneis, loteamentos, canais de irrigação, barragens, drenagem urbana, sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotos sanitários, dutos, mineração superficial e subterrânea, etc.
As medições topográficas são também importantes na locação de equipamentos industriais, pontos de controle para a aerofotogrametria, atividades de agronomia, arqueologia, astronomia, reflorestamento, cadastro urbano e rural, geografia, geologia, geofísica, arquitetura, paleontologia, sismologia, etc.
2
Topografia
UFSCar
Para cada atividade da topografia o agrimensor ou geomensor (especialista em medições topográficas) deve ter noção das precisões aceitáveis ou exigidas e das técnicas e instrumentos a serem utilizados, suas possibilidades e limitações, para se atingir essa precisão.
No campo da topografia todos os ângulos e distâncias obtidos nas operações de mensuração e as posições relativas dos entes representados são projetados em verdadeira grandeza, em escala adequada, sobre um plano tangente à superfície da Terra, não se considerando a curvatura terrestre.
“A superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento...” (NBR 13.133, 1994) Segundo essa norma, a dimensão máxima do