topicos sobre reciclagem
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
Os produtos de alumínio podem ser reconhecidos pelos símbolos no painel a direita.
Para as indústrias, a reciclagem do alumínio tem vantagens óbvias na economia de energia. O processo gasta cerca de 700 Kilo Watts/hora ao ano, o que equivale a menos de 5% da energia gasta no processo de elaboração primária do alumínio, que transforma a bauxita em alumina e depois em barras ou chapas de alumínio. Comparativamente associações setoriais projetam uma economia de energia que daria para abastecer de energia uma cidade como Campinas, com cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Processo de reciclagem
Coleta
O processo de reciclagem tem início no recolhimento das sucatas, principalmente, de latas de refrigerante e cerveja. A coleta é feita por ONGs, cooperativas e catadores que, muitas vezes, têm como esta, sua única fonte de renda.
Retirada de Impurezas
Depois de coletadas, as sucatas são enviadas a Centros de Coletas das Indústrias de Reciclagem, onde passam por esteiras para que