Topicos especiais da computacao
Este artigo tem como objetivo mostrar um a simulação para oferta de serviços de localização de usuários em um ambiente interno utilizando uma abordagem de Sistema Multiagente. O sistema será baseado em três elementos contextuais primários: identificação ((Who), localização (Where) e tempo (When). O serviço de localização de usuário é o foco deste trabalho.
Especificação do contexto
O objetivo do sistema é perceber e reagir às mudanças ocorridas no ambiente, sendo que o ambiente é dinâmico devido a mobilidade do usuário e caracterizado pelo uso de dispositivos moveis multifuncionais. Os dispositivos e serviços deverão estar integrados no ambiente e cooperar entre si para desempenhar tarefas especifica, sendo assim a abordagem que será utilizada serão Sistemas Multiagentes (SMA).
Segundo Woolddridge [2002], para um agente ser considerado inteligente, ele deve ser autônomo, apresentar capacidade de comunicação, de cooperação, de raciocínio, deve ter mecanismos de planejamento para executar suas ações e ser adaptável quanto a mudanças ocorridas no ambiente.
O sistema proposta será baseado em três dimensões semânticas: a identificação, a localização e o tempo. De acordo com esses elementos é possível controlar a identificação de todas as entidades participantes de uma atividade, no intuito de atender às necessidades dos usuários. Também com a combinação das dimensões de localização e tempo pode-se explorar não apenas a mobilidade dos usuários,mas também informações sobre a sua orientação em um ambiente físico e, consequentemente, fornecer serviços ou informações adaptados ao comportamento do usuário.
Para as simulações do sistema foram definidos três agentes distintos com a finalidade de localização em um ambiente interno, são eles: o usuário, o ambiente e o localizador. Os agentes usuários e localizador são relativos, onde suas ações são baseadas em regras pré-definidas, e o agente ambiente é relativo com registro de estados, onde este agente