Topicos econometria
O seguinte trabalho tem cinco séries econômicas temporais. São elas o consumo de energia em GWh, INPC, inadimplência com aumento de registros do SPC, Imposto de Renda e emprego formal, todos tomados da data de Julho de 1994 há 01 de Janeiro de 2010, a nível nacional. O ano de 1994 for tomado como início por representar ao país uma tentativa de estabilização da economia.
Ressalta-se ainda que o critério usado para verificação de estacionaridade foi o de Vandaele(1983), onde a quinta observação tem de ser menor eu 0,7.
Foram colhidas as amostras e passadas cada uma para o Eviews, e vamos analisar cada caso abaixo:
Emprego Formal
Consumo de energia elétrica em GWh
Imposto de Renda
Inadimplência-Registro SPC
INPC
Os dados foram transferidos para o WordPad e substituídos as virgular por pontos.
[pic]
A próxima etapa é exportar para o Eviews. De cada amostra foi feito um gráfico e seu correspondente correlograma. Todas as amostras mostram-se não – estacionárias em nível, e estacionárias em primeira diferença. Segundo Granger e Newbold (1986), a série tem de ter no mínimo de 40 a 50 observações. Nesse trabalho tomamos 36 observações, sendo que todas as séries contam com 188 observações.
Observe abaixo os gráficos e seus correspondentes correlogramas:
a) Emprego formal:
O gráfico abaixo do emprego formal no Brasil segue tendência de alta após o ano de 2000.
[pic]
[pic]
A quinta observação revela ser menor que 0,7 indicando ser estacionário.
A série é declinante em FAC e truncada em FACP, logo é uma AR(P)
b) Consumo de energia elétrica:
A energia elétrica passa por diversas fases, desde a sua produção até o seu consumo: geração, transmissão e distribuição. A geração consiste na transformação de uma outra fonte de energia em energia elétrica e se dá