TOMÉ, O APOSTOLO INCREDULO
Revista Palavra e Vida
Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014
LIÇÃO 10 – TOMÉ, O APÓSTOLO INCRÉDULO
Base Bíblica: João 20:19-31
Objetivos:
- Diferenciar dúvida de incredulidade.
- Apresentar Tomé como alguém de coragem, que foi tomado por dúvidas e incredulidade, além de ter sido transformado por Jesus, mesmo que sua fé tenha sido abalada.
- Discutir a respeito das evidências físicas que, para muitos crentes, são importantes para a fé.
1 - Boas Vindas (Valorizando o aprendiz interativo)
Pergunta chave: Por que estudo esta lição? Por que preciso saber isto?
- Iniciar com uma oração pedindo a direção do Espírito Santo para a aula.
- Para iniciar a aula de forma dinâmica e com a participação de todos, propor a dinâmica chamada “Tomé, onde está a sua fé?”
Dinâmica: Tomé, onde está a sua fé? Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; uma brincadeira cujos personagens são: o assassino, o detetive e as vítimas. Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? Teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos. Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé
Material: Tiras de papel e caneta
Variação: A jogada pode ser executada varias vezes!
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de alunos. Dobre os papeis e sorteie.
Os alunos se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer um do circulo, enquanto Tomé tenta descobrir qual aluno é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se o aluno for um apóstolo deverá dizer: - Jesus está presente e vivo no meio de nós! Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus. Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: - Mestre, é você mesmo? Caso o aluno que Tomé indicou seja um dos apóstolos,