Todos
As fronteiras da atual França são heranças da antiga Gália, na época habitada pelos gauleses, de cultura celta. No século I a.C., a Gália foi conquistada pelos romanos, fato que inseriu o latim na região. No 121 a.C, Marselha também foi ocupada pelos romanos. Toda a Gália seria conquistada por Júlio César nos anos de 58 e 51 a.C.
Na época da colonização celta, o povo celta levaram técnicas de metalurgia, olaria e a fabricação de vinhos que utilizava os barris para conservar a bebida. Na arte, os celtas reproduziam animais em madeira e em joias.
Após a rendição do chefe gaulês, Vercingétorix, Júlio César introduz o seu império na região gaulesa. Como província romana, a Gália torna-se numa província mais refinada culturalmente, adquirindo o hábito de banhos públicos, arquedutos e teatros.
Nos anos 406 e 420 d.C, o Império Romano cede às invasões de bárbaros do Norte e do Leste. A região da gaulesa, posteriormente, é invadida por povos burgúndios, vândalos, visigodos , ostrogodos e pelos francos.
Os francos eram liderados por Clóvis, neto de Meroveu, que derrota o exército romano da Gália, as tropas germanas e dos burgúndios e por fim os visigodos no sul dos Pirineus. No ano de 486, Clóvis é batizado católico e eleito “rei dos francos”.
Clóvis falece em 511, a partir de então, a França é dividida entre os quatros herdeiros de Clóvis, constituindo as três provinciais que formariam o Império : Búrgundia, Nêustria e Austrásia, que começas a lutar entre si.
Depois da morte do pai de Carlos Magno, Pepino - o Breve, em 758, e de seu irmão, Carlomano, em 711; Carlos Magno torna-se no rei dos territórios francos.
A monarquia francesa é datada a partir do século V, mas a sua existência como região é