TODOS
DESCRIÇÃO: Cárie de mamadeira acomete a dentição decídua, ou seja, dentes de leite de crianças pequenas que estão acostumadas a terem suas alimentações através de mamadeiras, mas especificamente as noturnas e adoçadas demais.
CAUSA: Quando a criança dorme, menos saliva é produzida e uma camada de leite envolve os dentes durante a noite toda, causando desmineralização do esmalte e cárie. Também pode ser causada por ingestão frequente de líquidos em xícaras ou mamadeiras, como se fosse uma chupeta. A exposição continuada a líquidos pode provocar cárie em seu bebê, mesmo sendo somente leite puro ou leite materno.
PREVENÇÃO: Os pais têm um papel importante na prevenção da cárie de mamadeira, bem como todos que cuidam da criança. Uma vez instalado o hábito da criança tomar líquidos em mamadeiras, fica muito difícil mudá-lo. Uma recomendação é segurar a mão do bebê enquanto ele mama, para impedir que ele se acostume com a mamadeira e com o fato de dormir mamando. Profissionais têm papel importante na prevenção. Sinais devem ser detectados por profissionais. Examinando a superfície dental, devemos procurar por sinais de manchas ou cavitações. Há a chance de encontrarmos tumefações (abscessos) se levantarmos os lábios. O exame interno é mais difícil. Os pais devem ser estimulados a ficarem alertas a esses aspectos. Podemos examinar a boca da criança em casa, levantando os lábios e verificando se não há alguma alteração de cor ou inchaço na gengiva. Verificar se as superfícies externa e interna dos dentes apresentam alguma modificação.
SINTOMAS: Começa com manchas brancas em forma de uma linha esbranquiçada próxima à gengiva e é difícil de ser detectada. Essa condição é reversível e pode, nesse momento, ser tratada. Caso não o seja, pode evoluir para uma coloração marrom. Os dentes anteriores superiores são os primeiros a serem afetados. Num estágio mais avançado, temos o comprometimento dos posteriores. As lesões ocorrem normalmente em todos