tmtym

1124 palavras 5 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDEZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho
MATÉRIA: Organização Industrial
COMPONENTES:
PROFESSOR: Gustavo

Primeiras Maquinas Mecânicas
Em 1445 Johannes Gutenberg projetou um novo tipo de prensa, baseado naquelas usadas para espremer uvas. Preparou uma tinta especial, à prova de borrões. Esse sistema operacional de impressão funcionou tão bem que perdurou praticamente inalterado até1811.
A Revolução Industrial mudou o curso da tipografia, mecanizando o processo da impressão. A máquina a vapor tinha aparecido já em 1769, o barco a vapor em 1807, a locomotiva em 1814.
Foi o alemão König que inventou em 1811 a prensa mecânica e introduziu a energia a vapor e o movimento rotativo no engenho de impressão. Friedrich König, nascido em 1774 em Eisleben, Saxónia, patenteou uma impressora movida a vapor em 1810. Desde 1807 a trabalhar em Londres, König tirou partido na criação da sua impressora da invenção da máquina a vapor por James Watt em 1775.
A sua máquina caracterizava-se por incluir para além do funcionamento a vapor, uma novidade importante: dois rolos móveis que aplicavam a tinta sobre a forma impressora , voltando depois ao seu lugar dando azo à colocação do papel sobre a forma. A máquina , da qual se construiu um só exemplar, imprimia 400 folhas por hora — quase o dobro das prensas normais.
Friedrich Gottlob König nasceu em Eisleben, Saxónia, filho de camponeses pobres. Devido às suas aptidões, pode frequentar o liceu, apesar das limitações económicas da sua família. Em 1790 começa a aprender o ofício de impressor na Breitkopf und Härtel, casa editora em Leipzig.
A máquina de impressão passou daí em diante a dominar a vida de König, que frequentou várias cadeiras universitárias antes de entrar na vida profissional. Em 1802, König firmou um contrato com um amigo de infância para criar uma editora e oficina de impressão em Eisleben.

Fordismo
Fordismo é o nome dado ao modelo de

Relacionados