Tmcs
De que forma a obtenção de um diploma académico está associada à entrada no mercado de trabalho?
Licenciatura em Sociologia
Cadeira: Teoria e Metodologia das Ciências Sociais
Ano lectivo 2012/2013
Índice
Introdução
Este trabalho visa estudar em que medida o facto de ter ou não um diploma académico está associada à entrada no mercado de trabalho.
O único objectivo será a construção de uma problemática, recorrendo ao método hipotético-dedutivo, baseado em vários estudos estatísticos acerca do tema (na área de Lisboa) e em autores que abordam o tema da Educação.
É comum a concepção de que os actores sociais que seguem um caminho académico obtêm um diploma têm mais facilidade em entrar no mercado de trabalho e na área onde se especializaram. Contudo, são observáveis algumas singularidades sociais, tendo em conta que muitos licenciados (com ou sem mestrado/doutoramento) não se enquadram nessa concepção.
Desta forma, ao longo deste trabalho, iremos depararmo-nos com diversos entraves e consequências intimamente ligadas à pergunta de partida abordada e, consequentemente, à possível relação entre as variáveis em estudo.
Palavras-chave: qualificação, mercado de trabalho, precariedade.
Fase exploratória
Depois de estabelecido o objecto de estudo, foi necessário o seu suporte com quadros teóricos de dados estatísticos referentes às universidades da área de Lisboa.
Como se apresentava perante nós um vasto leque de escolhas, optámos por reflectir apenas sobre alguns cursos e algumas faculdades que ilustrassem melhor a questão sobre a qual pretendemos reflectir.
Numa primeira fase, procurámos saber qual a percentagem de estudantes universitários que obtêm um diploma académico e que, após acabarem o seu curso, procuram um primeiro emprego e que se inscrevem em centros de emprego.