Titânio
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS- ICE
QUÍMICA INORGÂNICA E
PROFESSOR(A): KAREN SEGALA
PERÍODO
ESTUDO DO ELEMENTO Ti DO GRUPO 14 DA TABELA PERIÓDICA
28 DE AGOSTO DE 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
A origem dos elementos
Ocorrência e abundância-Configurações eletrônicas e estado de oxidaçãoAbundância dos elementos na crosta terrestre em peso
Obtenção e Usos
Algumas propriedades físicas
Métodos para obtenção do metal
Estados de Oxidação
Tamanho
Reatividade e Passivação
O estado (+IV)
O Estado (+III)
Indústria nuclear
Indústria bélica
Indústria de produtos para consumo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A família do Titânio tem grande importância para indústria tecnológica e química, pois possuem características físicas excelentes como alto ponto de fusão e leveza de material, o trabalho a seguir citará algumas de suas principais características e aplicações.
Além de falar características citarei também dois modos, um mais antigo e outro mais recente de obtenção o método de Kroll e o Método de Van Arkel- de Boer, sua origem e abundância.
O Titânio é muito resistente e muito abundante na terra, sendo o nono elemento mais abundante seguindo do Zr, que é o décimo oitavo e o depois o Hf que é o quadragésimo quinto elemento mais abundante.
A origem
Titânio, do latim titans, da mitologia, na qual representa o primeiro filho de Gaia, Terra. O titânio foi descoberto em 1791 pelo reverendo inglês William Gregor; ele reconheceu a sua presença no minério de titânio conhecido como ilmenita e o denominou de menaquita. Mais tarde, em 1795, ele foi redescoberto no seu minério conhecido como rutilo, pelo alemão Martin Heinrich Klaproth, que o batizou de titânio. No entanto, o metal puro (99,99%) só foi preparado mais tarde por Matthew A. Hunter, aquecendo o cloreto de titânio, TiCl4, com sódio metálico num recipiente de aço, sob pressão (uma bomba de aço, entre 700-800 °C).
O Ti é o