TIT NIO
Do latim titans (mitologia grega: os primeiros filhos da Terra); descoberto por Gregor em 1791; o metal puro (99,9%) foi preparado em 1910 por Hunter, através do aquecimento do cloreto de titânio com sódio.
Características físicas -> o Titânio se encontra em estado sólido. Ele é extraído de minerais, sendo Rutilo (TiO3) e a Ilmenita (FeTiO3) as principais fontes; é um metal leve de alta resistência, com coloração branca metálica.
Características químicas -> ele é um elemento químico, de número atômico 22 e peso atômico 47,90. Como um elemento de transição do primeiro grupo, a química da solução aquosa, especialmente os estados de oxidação, são mais baixos; O principal estado de valência é 4+, enquanto os estados 3+ e 2+, que são menos estáveis mas são também conhecidos.
Compostos -> Os principais compostos de Titânio são o Dióxido (TiO2) usado na fabricação de pigmentos brancos (para diversas tintas) e o Tetracloreto de Titânio (TiCl4) para criação de cortinas de fumaça.
Utilizações e aplicações -> o Titânio é muito utilizado na indústria aeroespacial, onde ligas¹ são formadas com os outros metais e originam vários tipo de estrutura. Ele é bem recomendado por ser um conjunto forte, resistente e leve, e também por suportar temperaturas altas. Também é explorado pelo setor automobilístico (para fabricação de conexões) e pelo setor marinho (para turbinas e hélices).
Na área de segurança, o Titanio também tem proveito, como por exemplo, na fabricação de carros blindados, cofres e portões de segurança. O Titânio também se aplica em próteses com a finalidade de substituição das articulações; em implantes dentários, onde pinos de titânio substituem as raízes dos dentes, etc.