Tireoide
A tireoide está posicionada na parte baixa do pescoço, abraçando a traqueia. Possui dois lobos grandes unidos por uma parte central chamada istmo. Posteriormente à glândula tireoide e aderidas a esta, estão localizadas as glândulas paratireoides. Normalmente são em número de quatro e devem ser cuidadosamente localizadas e preservadas junto com sua vascularização nas cirurgias sobre a tireoide. Junto à porção posterior de ambos os lobos da tireoide passam ainda os nervos laríngeos inferiores, também conhecido como nervos recorrentes. Estes nervos realizam a inervação motora das pregas vocais, sendo que lesão nestas estruturas leva à rouquidão transitória ou definitiva.
FUNÇÃO
A função da tireoide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na circulação sanguínea. Os hormônios tireoidianos principais são os triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). A função destes hormônios é controlar o metabolismo e a homeostase do corpo. * A falta destes hormônios se chama hipotireoidismo e seus sintomas são: Cansaço, depressão, atividade cerebral lenta, falta de iniciativa, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, inchaço duro, diminuição do apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, diminuição de libido, alterações menstruais. * O excesso de hormônios da tireoide se chama hipertireoidismo e seus sintomas são: Insônia, Nervosismo e irritação, Aumento da frequência cardíaca, Intolerância ao calor, Sudorese abundante, Taquicardia (coração acelerado), Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas, Tremores, Olhos saltados, Bócio.
A tireoide é controlada pela hipófise que por sua vez é controlada pelo hipotálamo. Se o hipotálamo e a hipófise detectam baixa circulação de hormônios tireóideos, a hipófise produz TSH que é o hormônio que estimula a tireoide a produzir mais T3 e T4.
Portanto, para diagnosticar hipotireoidismo ou hipertireoidismo deve ser realizada uma dosagem