Tipos e higienização de prótese
Daniella Luiza
Marcela Monielli
PRÓTESES
As próteses dentárias são uma forma artificial de substituição dos dentes naturais. Podem ser de vários tipos.
TIPOS DE PRÓTESES
PRÓTESE TOTAL: Prótese total é aquela que só é utilizada caso o paciente não possua mais nenhum dente em boca. Os dentes são feitos em diversas cores, formatos e tamanhos que o cirurgião dentista escolhe conforme as características do paciente. Para que tenha sucesso, são importantes vários fatores como a quantidade e qualidade do rebordo ósseo e a habilidade e técnica do profissional.
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (PPR): também conhecida como Roach, é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes na boca. Vantagens: relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes, fácil manutenção. Há presença de grampos, apoios e conectores que são escolhidos de acordo com cada caso. Atualmente surgiram as próteses flexíveis, que são uma alternativa para se obter boa estética, já que são confeccionadas sem os grampos.
PRÓTESE FIXA: Pode ser unitária ou com mais de um elemento; podendo caracterizar-se como coroas ou pontes. Há a necessidade de realizar o tratamento endodôntico para colocação de um pino intraradicular, ou o preparo do remanescente dentário ou dentes pilares.
PRÓTESE SOBRE IMPLANTE: é a substituição de dentes ausentes utilizando pinos de implantes como sustentação. Podem ser de três tipos: *Overdenture (removível) - instalada sobre dois ou quatro implantes, substitui todos os dentes, e tem uma retenção maior do que uma prótese total convencional (dentadura), pois é fixada sobre os pinos de implante. *Protocolo (fixa) - instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes; a principal vantagem é devolver a função mastigatória.
*Parcial Fixa - instalada sobre os pinos para substituir pequena quantidade de dentes , ou podendo ser também unitária.
HIGIENIZAÇÃO DE PRÓTESES
PRÓTESES FIXAS: escovar da mesma forma que escova os dentes