tipos sanguineos
O tipo sanguíneo O negativo é considerado o tipo mais raro, mas qualquer pessoa pode receber esse tipo de sangue. O O+ é considerado o mais comum e mais usados nos hemocentros em caso de transfusão.
Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número -- existem hoje cerca de 29 sistemas antigênicos, conhecidos,1 mais alguns antígenos diferenciados que ainda não foram atribuídos a nenhum sistema específico2 --- é difícil (se não impossível) encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Daí a possibilidade da presença, no soro, de anticorpos específicos (dirigidos contra os antígenos que cada indivíduo não possui), o que resulta na aglutinação ou hemólise quando ocorre uma transfusão incompatível (ou, em determinações laboratoriais, quando se fazem reagir soros específicos com os antígenos correspondentes presentes nas hemácias). Diferentes sistemas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes; além do que, alguns são mais comuns e outros, mais raros. Estes dois fatos associados determinam a importância clínica de cada sistema.
Os sUS antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh.1 Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas. Outra complicação, a eritroblastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém-nascido (DHRN), é geralmente (mas não sempre) causada por diferenças antigênicas relacionadas ao Sistema Rh, como o fator Rh+ do pai e da criança e o