tipos sanguineos
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutriente a todos os órgãos.
Existem especialidades que estudam o sangue. A Hemoterapia é a ciência que estuda o tratamento de doenças utilizando o sangue.
Fase Empírica
A hemoterapia, sempre ocupou um espaço entre o científico e o místico. Os gregos reconheciam o sangue como sustentáculo da vida.
Foi em 1627, com a descoberta da circulação sangüínea no corpo, por Willian Harvey, que a hemoterapia começo a chamar a atenção dos estudiosos da saúde para a possibilidade da transfusão.
A primeira transfusão foi feita do sangue de um carneiro para um paciente portador de Tifo, que faleceu. A partir daí, as tentativas de transfusão passaram por várias transformações.
Fase Científica
No início do século IX, (1900) Karl Landsteiner descobre os grupos sanguíneos ABO, e 40 anos depois descobre também o Fator Rh. A partir daí, outros estudiosos como Loitt e Mollison descobriram anti-coagulantes, contribuindo para o avanço as Hemoterapia. Até hoje, a ciência vem fazendo novas descobertas e contribuindo para o auxílio no tratamento de doenças e para a preservação da vida.
Onde é produzido o Sangue?
Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.
Quais são os componentes do sangue?
Ele é composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitos, plaquetas e fatores de coagulação.
Plasma:
O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarelo palha, composto de água (90%), proteínas e sais minerais. Através deles, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Essas substâncias são: proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de sangue circulante.
Plasma
Hemácias:
As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos