Tipos de Texto - Descritivo
Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.
O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.
A descrição não se confunde com a definição.
Descrição Objetiva:
Na descrição objetiva, o autor reproduz a realidade como a vê.
Exemplo: Ele tem uma estrutura de madeira, recoberta de espuma. Sobre a espuma há um tecido grosso. Têm assento para quatro pessoas, encosto e dois braços. É o sofá da minha sala.
Descrição Subjetiva:
A realidade descrita não é apenas observada pelo autor, é também sentida.
Exemplo: João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.
Estrutura:
Os tipos mais comuns de verbos em descrições são os verbos de ligação (ser, estar, ficar etc) porque gramaticalmente esses verbos ligam os seres (substantivos) às características (adjetivos). A estrutura de um texto descritivo contém: Introdução, é quando o ponto de vista de quem está observando focaliza o ser ou objeto e o distingue. Desenvolvimento, o observador captura elementos do objeto em uma ordem coerente devendo caracterizá-los de forma objetiva ou subjetivamente, ou ambas. Conclusão, não há um momento específico para a conclusão em textos descritivos, considera-se a conclusão quando a caracterização estiver completa.