Tipos de Saque do Voleibol
Saque por Baixo Conceito: É um tipo de saque que atualmente só é utilizado por crianças no início da aprendizagem, praticantes com pouca habilidade ou que não tem condições físicas de realizar um saque mais potente. Possui um índice de precisão satisfatório, sendo essa sua principal virtude. Deve ser incentivado o seu uso em treinamento de iniciantes, pois a sua baixa potência permite a continuidade do jogo por mais vezes Execução: É um saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Saque Balanceado
Conceito:
É realizado de lado para a quadra e, até bem pouco tempo, muito utilizado pelas equipes orientais e do antigo bloco socialista. Perdeu um pouco de espaço, principalmente equipes masculinas, que utilizam mais o saque tipo tênis e em suspensão.
A vantagem do saque balanceado em relação ao tipo tênis é englobar uma cadeia muscular diferente da cortada, evitando sobrecarga sobre determinados grupos musculares e traumas articulares.
A utilização do saque balanceado com rotação foi influenciada pelo ataque de lado, largamente utilizado nos anos 40. Execução: O jogador tem que se posicionar de lado para a quadra, com o ombro direito paralelo à linha de fundo e a perna esquerda um pouco à frente. Para sacar, ele segura a bola com a mão que não vai golpeá-la. A mão que vai bater sai de trás e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lançada pela mão que a está segurando. É importante utilizar bastante força, para que a bola chegue à quadra do adversário e dificulte a recepção.
Saque Tênis Conceito: É o tipo de saque mais